INSTITUCIONAL |
Programas

Os Programas do Sescoop;MT estão alinhados em três vertentes: Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento.  

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A formação Profissional é um conjunto de atividades que visam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Desta forma o processo de desenvolvimento e oferta de soluções deve ser iniciado a partir das temáticas de soluções de desenvolvimento humano e organizacional, identificadas no processo de geração de informações e conhecimento. As temáticas priorizadas em função do conhecimento das necessidades de desenvolvimento das cooperativas são utilizadas para direcionar a oferta de soluções no Sescoop/MT construindo assim o planejamento. Sendo assim, a área de Formação Profissional compreende os seguintes Programas de soluções educacionais:    

LEITE A PASTO -   O Programa de Desenvolvimento de Conhecimento Estratégico da Cadeia do Leite em Cooperativas de Mato Grosso tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolver estratégias e ações para enfrentar os desafios impostos pelos mercados globalizados e promover o crescimento mútuo do cooperado e cooperativa do ramo agro familiar, fomentando ações e visando ampliar a participação das cooperativas no agronegócio de Mato Grosso e proporcionar ao seu cooperado maior participação na gestão cooperativa, levando qualidade de vida, renda, inserção social e cultural, fixando-o no campo.    

DESENVOLVIMENTO DO SETOR LEITEIRO - O Programa de Desenvolvimento das Cooperativas do Setor Leiteiro é um programa que busca promover a sucessão familiar por meio da preparação e integração de jovens ao universo das cooperativas, com a perspectiva de garantir a continuidade, o fortalecimento do sistema e a formação de futuros associados e dirigentes através da Formação de Líderes, em que serão difundidos conhecimentos, fomentadas estratégias de gestão cooperativistas nos jovens e apresentar os princípios e valores que devem nortear as decisões na cooperativa, a fim de formar líderes capazes de transformar a sociedade competitiva em sociedade cooperativa, oferecendo conhecimentos e habilidades sobre a Gestão de Cooperativas e suas particularidades.  

APRENDIZ COOPERATIVO  - Viabiliza o cumprimento da lei da aprendizagem pelas cooperativas e proporcionar a formação técnicoprofissional metódica com conteúdos programáticos teóricos e práticos, para a integração do aprendiz ao mundo do trabalho, dentro dos preceitos da doutrina cooperativista.  

GOVERNANÇA -  Propõe investir no desenvolvimento da Governança visando à formação de lideranças, para que estas tragam em seus conhecimentos de gestão e administração a essência da identidade cooperativa, base de sucesso e perpetuidade da doutrina cooperativista.    

ESTRATÉGICO -  Modernizar as práticas de gestão das cooperativas e desenvolver programas de treinamento e qualificação com adoção das melhores práticas de gestão cooperativa, promovendo assim a profissionalização da gestão considerando sempre os princípios e doutrinas cooperativistas, uma vez que as cooperativas são essencialmente, uma associação de pessoas que, de forma voluntária e democrática, se unem com o objetivo de atender às necessidades fundamentais dos associados e a gestão deve corresponder aos anseios dos cooperados. Dessa forma as cooperativas, devido a seus princípios doutrinários, assumem a dupla função de associação de pessoas e de empresa por que representam a reunião de capital.  

OPERACIONAL -  Atualizar, ampliar ou complementar as competências profissionais, de acordo com as necessidades decorrentes de inovação tecnológicas e de novos processos de produção, oferecidos nos níveis básicos, técnicos e tecnológico, em função dos níveis de complexidades e pré-requisitos requeridos pelo curso.    

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO -  Oferecer formação teórica e prática em cooperativismo, a fim de qualificar os participantes para compreender e atuar na complexa realidade que envolve as ações cooperativas, promovendo a formulação de uma base técnica especializada que fomente processos de constituição e de gestão de cooperativas cada vez mais qualificadas.    

DESENVOLVIMENTO DOS RAMOS -  Gerar soluções de aprendizagem para os ramos do cooperativismo mato-grossense, visando buscar resultados em conjunto, agregando valor ao negócio, fortalecendo o posicionamento no mercado, aumentando a longevidade dos atuais e futuros empreendimentos Cooperativos.  

ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO TÉCNICA -  Cursos que visam a especialização no âmbito técnico dos profissionais, conforme as demandas específicas do cooperativismo.      

PROMOÇÃO SOCIAL  

A área de Promoção Social trabalha com conjunto integrado de ações com enfoque educativo para promover a cultura da cooperação, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e, consequentemente, de suas comunidades. Para desenolver todo esse processo vários Programas são realizados. 

DIA DE COOPERAR -  Sensibilizar, mobilizar e convergir esforços junto às cooperativas, para promover e intensificar as ações voluntárias das cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades, tornando essas iniciativas uma prática continuada no sistema cooperativista, com iniciativas estruturadas e duradoras que contribuam para o bem-estar comum. 

QUALIDADE DE VIDA -  Desenvolver processos educativos e participativos, que buscam melhorias e benefícios para a qualidade de vida dos associados, empregados e seus familiares, bem como da comunidade. Envolvendo atividades em educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. As atividades desenvolvidas pelo Programa de Promoção Social propõem acessar dimensões sociais, políticas e culturais na vida dos associados, empregados e familiares, ampliando as finalidades da dimensão econômica associativa.

COOPERJOVEM -  Disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

CULTURA DA COOPERAÇÃO -  Desenvolver processos educativos e participativos, que buscam melhorias sociais e benefícios para a qualidade de vida dos associados, empregados e seus familiares, bem como da comunidade. Envolvendo atividades em educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. As atividades desenvolvidas pelo Programa de Promoção Social propõem acessar dimensões sociais, políticas e culturais na vida dos associados, empregados e familiares, ampliando as finalidades da dimensão econômica associativa.  

MONITORAMENTO

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO COOPERATIVISTA – POC -  Proporcionar conhecimento aos grupos interessados a respeito da doutrina, princípios, valores e características da sociedade cooperativa, desde o momento de sua criação, por meio da disseminação da doutrina cooperativista. Este programa visa aumentar os níveis de conhecimento da sociedade em cooperativismo, preparando estes grupos interessados para constituir ou fazer parte de cooperativas, de forma consciente e responsável.  

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO COOPERATIVISTA – PAGC -  O Programa de acompanhamento da gestão cooperativista (PAGC), tem como finalidade promover a manutenção das características das sociedades cooperativas, bem como, aumentar o nível de percepção da necessidade de aprimoramento dos seus mecanismos de governança e tornar as cooperativas autogeridas, e por sua vez, gerar segurança jurídica aos associados.   

PROGRAMA DE GESTÃO ASSISTIDA – PGA -  O objetivo do Programa é Promover o acompanhamento / orientação do processo de governança e gestão de cooperativas, preservando a segurança jurídica e o ato cooperativo do cooperado, auxiliando-as na organização dos seus documentos legais (estatuto social, fichas de matrículas, atas de assembleia geral, conselho de administração e fiscal, destinação dos fundos obrigatórios), e com isso aumentar o Índice Geral de Conformidade Cooperativista – IGCC das cooperativas.  

PROGRAMA DE GESTÃO ASSISTIDA – SANEAMENTO - A aplicação deste programa é subsidiada pelo resultado da aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista – PAGC. Neste programa, que é realizado apenas no Estado de Mato Grosso, o Analista de Monitoramento orienta e assessora as cooperativas nos ajustes das oportunidades de melhorias diagnosticadas durante a aplicação do PAGC, contribuindo para adequação da conformidade legal cooperativista.      

PROGRAMA GESTÃO ASSISTIDA INCUBADORA -  Neste programa, o Analista de Monitoramento do Sescoop/MT assessora o grupo em constituição de cooperativa na definição do negócio e dos produtos, fontes de recursos, estrutura de capital, orientação quanto a necessidade do plano de negócio e viabilidade econômica, adequação do modelo jurídico nos aspectos de governança e gestão, observando, vivenciando e avaliando os procedimentos internos e o dia-a-dia de trabalho, proporcionando a reflexão e orientação sobre a importância dos organismos, mecanismos e boas práticas de Governança Corporativa formando assim novos e preparados cooperados, e, preservando a segurança jurídica como instrumento de redução de risco e continuidade dos negócios. O Programa de Gestão Assistida – Incubadora pode originar-se de duas formas de atendimento:

Programa de Orientação Cooperativa -  a partir das orientações do Sistema OCB MT, o grupo interessado resolve constituir a cooperativa, e através da incubadora, o analista de monitoramento realiza todo o acompanhamento necessário até o início das atividades da cooperativa.

Cooperativa já constituída. Existem muitos grupos que constituem a cooperativa sem a orientação do Sistema OCB MT, porém, quando estas vem registrar-se na OCB MT, são identificadas as necessidades de ajustes em suas documentações constitutivas. Neste caso, é designado um analista de monitoramento para dirigir-se até a cooperativa e juntamente com os seus gestores, realizar todos os ajustes necessários.  

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS - PDGC -  É um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas; seu principal objetivo é promover a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade das cooperativas.

PROGRAMA GESTÃO ASSISTIDA - AUDICOOP -  O objetivo do Programa Gestão Assistida - AUDICOOP é o de implementar auditoria externa nas cooperativas não obrigadas pela legislação vigente e que não possuam auditoria contratada. São realizadas avaliações do cumprimento da legislação cooperativista, estruturas e processos vinculados de negócios e o respectivo cumprimento de normas de regulação da atividade econômica e tributária, e a conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade regulamentadas na Resolução CFC nº. 1.328/11, no sentido de que as obrigações pertinentes sejam cumpridas. Complementarmente as deficiências detectadas serão utilizadas como diagnóstico para geração de programas de capacitação das respectivas áreas analisadas.  

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE RAMO - PDR -  O Objetivo do Programa de Desenvolvimento de Ramo é mitigar os impactos no desenvolvimento das cooperativas, buscando soluções em conjunto, agregar valor ao negócio, fortalecer o posicionamento no mercado, aumentar a longevidade dos atuais e futuros empreendimentos cooperativos.

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO ASSEMBLEAR -  Estabelecer um canal de diálogo entre o Sistema OCB/MT e os dirigentes e associados das Cooperativas registradas e, ao mesmo tempo, contribuir para a correta documentação da sociedade em seu processo de Governança.

PROGRAMA COOPERATIVA LEGAL – PCL -  Promover a regularização do quadro social do Sistema OCB/MT e verificar a conformidade com a legislação a que são submetidas todas a cooperativas, inclusive as que não efetivaram seu registro nos termos do artigo 107 da Lei 5.764/1971.  




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet