SERVIÇOS |
Formação Profissional

A formação Profissional é um conjunto de atividades que visam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Desta forma o processo de desenvolvimento e oferta de soluções deve ser iniciado a partir das temáticas de soluções de desenvolvimento humano e organizacional, identificadas no processo de geração de informações e conhecimento. As temáticas priorizadas em função do conhecimento das necessidades de desenvolvimento das cooperativas são utilizadas para direcionar a oferta de soluções no Sescoop/MT construindo assim o planejamento. Sendo assim, a área de Formação Profissional compreende os seguintes Programas de soluções educacionais:    

LEITE A PASTO

O Programa de Desenvolvimento de Conhecimento Estratégico da Cadeia do Leite em Cooperativas de Mato Grosso tem como objetivo promover o conhecimento e desenvolver estratégias e ações para enfrentar os desafios impostos pelos mercados globalizados e promover o crescimento mútuo do cooperado e cooperativa do ramo agro familiar, fomentando ações e visando ampliar a participação das cooperativas no agronegócio de Mato Grosso e proporcionar ao seu cooperado maior participação na gestão cooperativa, levando qualidade de vida, renda, inserção social e cultural, fixando-o no campo.    

DESENVOLVIMENTO DO SETOR LEITEIRO

O Programa de Desenvolvimento das Cooperativas do Setor Leiteiro é um programa que busca promover a sucessão familiar por meio da preparação e integração de jovens ao universo das cooperativas, com a perspectiva de garantir a continuidade, o fortalecimento do sistema e a formação de futuros associados e dirigentes através da Formação de Líderes, em que serão difundidos conhecimentos, fomentadas estratégias de gestão cooperativistas nos jovens e apresentar os princípios e valores que devem nortear as decisões na cooperativa, a fim de formar líderes capazes de transformar a sociedade competitiva em sociedade cooperativa, oferecendo conhecimentos e habilidades sobre a Gestão de Cooperativas e suas particularidades.  

APRENDIZ COOPERATIVO

Viabiliza o cumprimento da lei da aprendizagem pelas cooperativas e proporcionar a formação técnicoprofissional metódica com conteúdos programáticos teóricos e práticos, para a integração do aprendiz ao mundo do trabalho, dentro dos preceitos da doutrina cooperativista.  

GOVERNANÇA

Propõe investir no desenvolvimento da Governança visando à formação de lideranças, para que estas tragam em seus conhecimentos de gestão e administração a essência da identidade cooperativa, base de sucesso e perpetuidade da doutrina cooperativista.    

ESTRATÉGICO

Modernizar as práticas de gestão das cooperativas e desenvolver programas de treinamento e qualificação com adoção das melhores práticas de gestão cooperativa, promovendo assim a profissionalização da gestão considerando sempre os princípios e doutrinas cooperativistas, uma vez que as cooperativas são essencialmente, uma associação de pessoas que, de forma voluntária e democrática, se unem com o objetivo de atender às necessidades fundamentais dos associados e a gestão deve corresponder aos anseios dos cooperados. Dessa forma as cooperativas, devido a seus princípios doutrinários, assumem a dupla função de associação de pessoas e de empresa por que representam a reunião de capital.  

OPERACIONAL

Atualizar, ampliar ou complementar as competências profissionais, de acordo com as necessidades decorrentes de inovação tecnológicas e de novos processos de produção, oferecidos nos níveis básicos, técnicos e tecnológico, em função dos níveis de complexidades e pré-requisitos requeridos pelo curso.    

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

Oferecer formação teórica e prática em cooperativismo, a fim de qualificar os participantes para compreender e atuar na complexa realidade que envolve as ações cooperativas, promovendo a formulação de uma base técnica especializada que fomente processos de constituição e de gestão de cooperativas cada vez mais qualificadas.    

DESENVOLVIMENTO DOS RAMOS

Gerar soluções de aprendizagem para os ramos do cooperativismo mato-grossense, visando buscar resultados em conjunto, agregando valor ao negócio, fortalecendo o posicionamento no mercado, aumentando a longevidade dos atuais e futuros empreendimentos Cooperativos.  

ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO TÉCNICA

Cursos que visam a especialização no âmbito técnico dos profissionais, conforme as demandas específicas do cooperativismo.        




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet