SERVIÇOS |
Monitoramento

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO COOPERATIVISTA – POC

Proporcionar conhecimento aos grupos interessados a respeito da doutrina, princípios, valores e características da sociedade cooperativa, desde o momento de sua criação, por meio da disseminação da doutrina cooperativista. Este programa visa aumentar os níveis de conhecimento da sociedade em cooperativismo, preparando estes grupos interessados para constituir ou fazer parte de cooperativas, de forma consciente e responsável.  

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO COOPERATIVISTA – PAGC

O Programa de acompanhamento da gestão cooperativista (PAGC), tem como finalidade promover a manutenção das características das sociedades cooperativas, bem como, aumentar o nível de percepção da necessidade de aprimoramento dos seus mecanismos de governança e tornar as cooperativas autogeridas, e por sua vez, gerar segurança jurídica aos associados.   .

PROGRAMA DE GESTÃO ASSISTIDA – PGA Objetivo do Programa:

Promover o acompanhamento / orientação do processo de governança e gestão de cooperativas, preservando a segurança jurídica e o ato cooperativo do cooperado, auxiliando-as na organização dos seus documentos legais (estatuto social, fichas de matrículas, atas de assembleia geral, conselho de administração e fiscal, destinação dos fundos obrigatórios), e com isso aumentar o Índice Geral de Conformidade Cooperativista – IGCC das cooperativas.

 PROGRAMA DE GESTÃO ASSISTIDA – SANEAMENTO

A aplicação deste programa é subsidiada pelo resultado da aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista – PAGC. Neste programa, que é realizado apenas no Estado de Mato Grosso, o Analista de Monitoramento orienta e assessora as cooperativas nos ajustes das oportunidades de melhorias diagnosticadas durante a aplicação do PAGC, contribuindo para adequação da conformidade legal cooperativista.      

PROGRAMA GESTÃO ASSISTIDA INCUBADORA  

Neste programa, o Analista de Monitoramento do Sescoop/MT assessora o grupo em constituição de cooperativa na definição do negócio e dos produtos, fontes de recursos, estrutura de capital, orientação quanto a necessidade do plano de negócio e viabilidade econômica, adequação do modelo jurídico nos aspectos de governança e gestão, observando, vivenciando e avaliando os procedimentos internos e o dia-a-dia de trabalho, proporcionando a reflexão e orientação sobre a importância dos organismos, mecanismos e boas práticas de Governança Corporativa formando assim novos e preparados cooperados, e, preservando a segurança jurídica como instrumento de redução de risco e continuidade dos negócios. O Programa de Gestão Assistida – Incubadora pode originar-se de duas formas de atendimento:

Programa de Orientação Cooperativista – a partir das orientações do Sistema OCB MT, o grupo interessado resolve constituir a cooperativa, e através da incubadora, o analista de monitoramento realiza todo o acompanhamento necessário até o início das atividades da cooperativa.

Cooperativa já constituída. Existem muitos grupos que constituem a cooperativa sem a orientação do Sistema OCB MT, porém, quando estas vem registrar-se na OCB MT, são identificadas as necessidades de ajustes em suas documentações constitutivas. Neste caso, é designado um analista de monitoramento para dirigir-se até a cooperativa e juntamente com os seus gestores, realizar todos os ajustes necessários.  

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DAS COOPERATIVAS - PDGC

É um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas; seu principal objetivo é promover a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade das cooperativas.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE RAMO - PDR

O Objetivo do Programa de Desenvolvimento de Ramo é mitigar os impactos no desenvolvimento das cooperativas, buscando soluções em conjunto, agregar valor ao negócio, fortalecer o posicionamento no mercado, aumentar a longevidade dos atuais e futuros empreendimentos cooperativos.

PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO ASSEMBLEAR

Estabelecer um canal de diálogo entre o Sistema OCB/MT e os dirigentes e associados das Cooperativas registradas e, ao mesmo tempo, contribuir para a correta documentação da sociedade em seu processo de Governança.

PROGRAMA COOPERATIVA LEGAL – PCL

Promover a regularização do quadro social do Sistema OCB/MT e verificar a conformidade com a legislação a que são submetidas todas a cooperativas, inclusive as que não efetivaram seu registro nos termos do artigo 107 da Lei 5.764/1971.




OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso
SESCOOP/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso
I.COOP - Faculdade do Cooperativismo





Logo

Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet